Perícia em Documentoscopia
Sobre
Documentoscopia
O que é Documentoscopia?
Documentoscopia é uma ciência forense que diz respeito ao estudo e análise de documentos com o intuito de apurar sua autenticidade ou falsidade.
Documento é qualquer registro de um conhecimento ou de um fato. Esta definição inclui, entre outras, a análise de escritas e assinaturas, de impressões gráficas de todos os tipos, de papéis e outros suportes, de marcas, de mídias em geral (mídias e seus conteudos, quando se tratar de informações, são normalmente consideradas como documentos pelo tribunais), de fotografias e imagens, de áudios, de vídeos etc.
fonte: Wikipedia,
disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Documentoscopia
Análise de Autenticidade e Fraudes em Documentos
Assim como na análise de documentos entregues nas empresas, outros tipos de documentos também podem ser falsificados ou alterados para infinitos fins como por exemplo: Contratos de Empréstimos, Documentos e Contratos de Imóveis, Contratos de Compra e Vendas de Bens e até mesmo Cartas de Suicídio podem ser falsas.
Utilizamos também das técnicas forenses da documentoscopia para identificar fatores e características que revelam a autenticidade e integridade de um documento.
Esta análise confirmará se o documento foi de fato produzido e emitido por meios oficiais ou legais, se sofreu alguma alteração depois de pronto ou até mesmo se foi totalmente falsificado.
01
Análise de Autenticidade de Documentos Entregues ao DP / RH de Empresas
Um serviço essencial para Departamentos de Pessoal ou Recursos Humanos para a comprovação de veracidade ou falsidade de documentos entregues a empresa por vários motivos, dentre eles a confirmação da autenticidade de documentos oficiais como o RG, CNH, CPF, Certidões de Nascimento ou Casamento, Atestados Médico, Exames de Saúde e outros.
Através de técnicas forenses da documentoscopia, é possível identificar fatores e características que revelam a autenticidade e integridade de um documento.
Esta análise confirma se um documento foi de fato produzido e emitido por meios (Instituições) oficiais ou pela pessoa, se sofreu alguma alteração depois de pronto ou até mesmo se foi totalmente falsificado.
02
Formulação de Quesitos
Os Quesitos são perguntas técnicas referentes a matéria formulada pelas partes e aprovados pelo juiz, ou, formuladas pelo próprio magistrado e direcionados ao perito, visando esclarecer fatos questionáveis no processo a fim de nortear o trabalho.
Estes devem ser fundamentados na reclamação da parte em defesa e no que ela tem de evidências contraditórias relacionadas as afirmações da parte contrária, são utilizados para que o Perito elucide a parte interessada e não deixe vácuos ou dúvidas quanto as afirmações de seu laudo técnico.
03
Elaboração de Laudo ou Parecer Técnico
Parecer:
Opinião de um especialista em resposta a uma consulta.
Documento no qual são apresentadas as justificativas à decisão, pela área técnica responsável, apresentando suas conclusões sobre a situação questionada a demanda, descrevendo toda a situação ou motivos que o determinaram bem como indicando as alternativas existentes ou não à sua solução.
Laudo:
Texto contendo parecer técnico uma opinião especializada, sobre determinado assunto, por exemplo: perito, médico, engenheiro, etc.
Os laudos técnicos nada mais são do que avaliações feitas por um profissional competente acerca de um problema ou situação.
Na perícia grafotécnica ou de documentoscopia, eles são elaborados por peritos devidamente qualificados, que fazem exames “grafotécnicos” e "documentoscópico" e relatam sua análise baseados em conhecimentos técnicos e experiência de trabalho.