Avaliação de Bens Móveis
Sobre
Avaliação de Bens Móveis
O que são Bens Móveis e Por Que Avalia-los?
O bem móvel, dentro de um patrimônio, são bens materiais e que podem ser transportados sem alteração da substância ou da destinação econômico-social para outro lugar, ou seja, bens palpáveis, físicos e transportáveis como por exemplo, carros, móveis, equipamentos, máquinas, eletrônicos, etc.
A avaliação de bens é um processo no qual o profissional devidamente habilitado elabora um laudo de avaliação para determinado fim, este pode ser uma ação determinada pelo juízo, pode ser um balanço anual de patrimônio, enfim, existem inúmeros motivos para se querer ou precisar saber o valor total ou parcial dos bens móveis dentro de um patrimônio.
Esta análise deve seguir as normas técnicas e metodologias determinadas pela ABTN que atendem às exigências da NBR 14.653, IBAPE e INMETRO, mas que também dependem da experiência, consideração analítica e o bom senso do avaliador.
Avaliação de Ativos Patrimoniais com Valor Real de Mercado
- Garantia Bancária,
- Reorganização de ativos,
- Teste de Impairment (CPC01),
- Revisões Tarifárias de Concessionárias,
- Fusão, aquisição, vendas, Incorporações,
Assim, os resultados da avaliação são divulgados por meio de laudos de avaliação patrimonial.
01
Elaboração de Laudo ou Parecer Técnico
Parecer:
Opinião de um especialista em resposta a uma consulta.
Documento no qual são apresentadas as justificativas à decisão, pela área técnica responsável, apresentando suas conclusões sobre a situação questionada a demanda, descrevendo toda a situação ou motivos que o determinaram bem como indicando as alternativas existentes ou não à sua solução.
Laudo:
Texto contendo parecer técnico uma opinião especializada, sobre determinado assunto, por exemplo: perito, médico, engenheiro, etc.
Os laudos técnicos nada mais são do que avaliações feitas por um profissional competente acerca de um problema ou situação.
Na perícia grafotécnica ou de documentoscopia, eles são elaborados por peritos devidamente qualificados, que fazem exames “grafotécnicos” e "documentoscópico" e relatam sua análise baseados em conhecimentos técnicos e experiência de trabalho.
02
Inteligência Mercadológica
Reconhecer a importância de planejar estratégicamente a inteligência mercadológica do seu negócio com informações, dados e tendências confiáveis é o caminho para um grande líder empresarial.
É um conhecimento necessário para percorrer os caminhos mais acertivos e desenhar o plano mais eficiente, entretanto, nem todos os gestores e líderes tem a profundidade dos conceitos necessárias para deixar seu negócio um passo a frente da concorrência.
03
Gestão e Planejamento Estratégico de Full Marketing
Full Marketing, é um serviço completo que passa pelo entendimento dos objetivos da marca, produto ou empresa, bem como de seus serviços.
É a formulação de estratégia e escolha dos canais ou plataformas (on-line e off-line) adequadas utilizando todos os meios ou departamentos da empresa, desde a idéia, concepção do produto / serviço, análise de mercado, viabilidade, produção, logística, publicidade, etc.
Segundo Kotler (1992, p. 63), “planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado”.
O planejamento estratégico de marketing é fundamental para guiar e estruturar as ações para o alcance de um objetivo.
Ele atua como uma bússola, apontando o caminho a seguir para o sucesso da organização.